Tempos de chuva: 5 dicas para não ter problema com seu veículo

13 de fevereiro de 2020
Posted by: lifanmichelin
Dirigir carro na chuva

A maior parte do país experimenta um aumento considerável de chuvas no período que vai de novembro a março.

Apesar do clima brasileiro ser diversificado de norte a sul, a maior parte do país há ocorrências e aumento considerável de chuvas no período que vai de novembro a março. E é justamente nesta época do ano que os usuários de carros precisam redobrar a atenção e tomar alguns cuidados para garantir seu conforto e segurança ao dirigir em dias chuvosos:

1- Verifique se o limpador de para-brisas está funcionando corretamente

A visibilidade nas vias urbanas ou na estrada é a primeira preocupação de quem necessita dirigir em plena chuva. Para garantir que a visão da pista não fique embaçada, é importante fazer uma avaliação do limpador de para-brisa antes de sair com o veículo. Durante essa avaliação, esteja atento ao ruído produzido pela peça – se escutar algo fora do comum, pode ser hora de trocá-la.

2- Verifique as luzes do seu carro

Como as nuvens de chuva deixam o dia mais escuro, é preciso manter os faróis acesos durante todo o trajeto. Por isso, a revisão das lanternas dianteiras e traseiras do veículo também é fundamental para a segurança do condutor nas épocas chuvosas.

3- Instale uma calha de chuva no automóvel

Para evitar que um volume excessivo de água entre pelos vidros do carro, é indicado instalar calhas automotivas, conhecidas também como defletores, já que tais peças conseguem barrar boa parte da água da chuva e escoá-la. Inclusive, isso permite abrir os vidros em alguns centímetros para evitar o embaçamento, caso o veículo não tenha ar condicionado.

4- Verifique e calibre os pneus corretamente, com a pressão de acordo com o manual do proprietário

Para prevenir a aquaplanagem – fenômeno em que o veículo perde o contato com a pista, colocando o condutor em risco –, é indispensável checar os sulcos dos pneus. Quanto mais rasos forem os sulcos (pneu “careca”), maiores são as chances de acontecer a perda de atrito.

5- Fique atento ao estacionar

Em casos em que é necessário sair com o carro durante uma forte tempestade, lembre-se de estacionar longe de árvores. Prefira locais cobertos, uma vez que a força do clima pode acabar derrubando alguma árvore inesperadamente. Os estacionamentos e garagens protegidas também evitam que o carro sofra danos se ocorrer chuva de granizo.

Se após verificar todos os itens listados acima você descobrir que não há problemas, basta tirar o carro da garagem e dirigir com cautela – velocidade reduzida, manter uma distância segura de outros veículos e permanecer atento à visibilidade. No mais, entre em contato com a Michelin Autopeças e conheça as melhores opções de calhas para o seu automóvel.

Deixe uma resposta