Crédito para compra de carros e a redescoberta do carro usado

5 de dezembro de 2019
Posted by: lifanmichelin
Usado 2009

Financiamento para os carros com mais de nove anos de uso cresceu 26% em 2019

O mercado automotivo, neste ano, melhorou sua relação com o setor bancário – mais precisamente na opção de financiamento de carros.

Segundo a B3, a quantidade de carros financiados neste ano (janeiro até outubro) é 10% maior do que o mesmo período do ano passado. Neste período, ultrapassou a marca de 4 milhões de carros (zero km e usados) financiados. Melhor resultado dos últimos cinco anos. Ótimo para a indústria automotiva!

E para onde foi direcionado este crédito?

Mais de 72% de todos os carros financiados foram de veículos usados.

Gráfico B3

De fato, segundo a B3, usando o aclamado conceito “nunca antes na história desse país” se financiou tanto carro usado como neste ano. Até agora, já tivemos quase 2,9 milhões de carros usados financiados. Recorde histórico absoluto!

O que explica em grande parte essa mudança de consumo? Em geral, a baixa participação dos veículos novos na demanda por crédito é atrelada à aquisição de carros por parte das locadoras (boa parte não é financiada pelo sistema tradicional).

Como as locadoras passaram a ter uma participação importante (e complicada) na venda do veículo novo, é natural que essa participação continue baixa nos próximos ciclos.

Houve aqui também uma mudança comportamental no perfil dos consumidores de carros. A primeira é: o carro novo aqui no Brasil é absurdamente caro (ainda mais se comparado com as versões/modelos que circulam em outros países).

E isso impacta (para o consumidor) qual carro/modelo comprar: um veículo novo, seminovo ou usado? Neste cenário, o mercado de usados (ou seminovos) nos últimos anos explodiu (em certa parte) por causa da alta no preço do veículo novo, atrelado à crise econômica na qual vivemos.

Segundo a FENAUTO é que, apesar dos bons resultados dos últimos anos no mercado de veículos usados, neste ano temos uma retração de quase 2%. Mas, analisando o mercado de veículos com mais de 09 anos, este panorama é outro – este nicho registrou crescimento de 8,6%.

Segundo a B3: o volume de carros usados (financiados) que mais cresceu foi o de carros mais antigos! O mercado de carros financiados tem aumentado quase 10% neste ano mas, se pegarmos o montante de veículos com mais de 09 anos, esse crescimento ultrapassa os 26%.

Além dessa mudança no perfil de compra do consumidor, é notório que o sistema bancário também mudou. Antes, os bancos/financeiras só queriam financiar carros novos, todos brigavam pelo carro zero km e, no máximo, pelo seminovo.

Mas o cenário está mudando. Hoje, quase 20% dos financiamentos de carros é para esses veículos mais antigos, e essa tendência só cresce.

Boa parte dos consumidores estão mudando o seu hábito de consumo. O segmento de carros com mais de nove anos foi o que mais cresceu. Em 2013, para cada carro nessa faixa de idade que era financiado, financiava-se 4 novos. Hoje, a proporção é de 2 para cada 3.

Financiamento de veículos usados

Um novo mercado está se abrindo.

+ Confira nosso estoque de seminovos e usados

Deixe uma resposta